28 de março de 2008

A câmera, o vidro e o engarrafamento.



Eu estou começando a duvidar que tenho talento para qualquer tipo de arte existente no mundo. Eu preciso para a aula de fotografia praticar arduamente tirando fotos em qualquer oportunidade que eu achar válida e utilizar os conhecimentos que eu deveria ter adquirido nas aulas (enquadramento, equilíbrio, noção do ridículo, etc).

Então, eu na quinta-feira após sair da ECO mais cedo (exatamente porque matei a aula de fotografia) entrei no ônibus e decidi tirar fotos do caminho que faço para casa todo santo dia, que é um caminho lindo, porém quase banal para mim.

Comecei errado ao sentar do lado do ônibus que dá para as ruas. Eu podia escolher entre o lado que dá para a Baía, para o Pão-de-Açúcar, todos os pontos turísticos da cidade ou para o lado em que posos ver pontos de taxi, prédios, carros, mendigos... escolhi esse segundo sem querer.

Tive sorte (mais ou menos sorte) de pegar um engarrafamento gigantesco na Perimetral e na Ponte por causa de um caminhão quebrado. Isso facilitou na hora de tirar as fotos pois agora estava parada e não tinha motivo nenhum para errar enquadramento algum. Não tinha motivo, mas sempre errro.

Algumas dificuldades ainda continuaram como o vidro entre a lente da câmera e o que queria fotografar (era o ônibus frescão, a janela é lacrada), a garota do meu lado com olhar de censura (ela fazia direito, não era feliz e fazia cara de emburrada o tempo todo para tudo, mas cismei que era só para mim), As pessoas dos carros e os vendedores ambulantes olhando para a câmera...
Mas o maior dos meus impecilhos é a minha falta de talento mesmo. Na hora até achei as fotos legais mas vendo agora elas de novo vejo que errei em todas elas alguma coisa. Vejoq ue poderia fazer melhor em outras. Se eu sei oq ue erro, devia parar de errar.

Enfim, é com a prática que se aprende então o negócio é andar com a câmera para onde eu for (com limites porque não pretendo ser roubada) e fotografar. Se eu tirar umas 500 fotos, eu acho que umas 5 ficam decentes.

Essa foto do post é umas das tiradas dentro do 740-D que eu acho que ficou legal pelo menos. Da próxima vez, mostro a viagem vista pelo banco da direita que é mais bonito.

4 comentários:

Diego Tavares disse...

Hoje de manhã, no onibus vindo pra Volta Redonda, tinha um cara com o celular gravando justamente a minha janela.

Tenho certeza que na verdade o viadinho tava era gravando imagens minhas. Pra que eu não sei...

Suponho que seja um tarado eu grave passageiros inocentes voltando pro seu lar. Ou então pra algum trabalho idiota de Linguagem Audiovisual II.

B. disse...

Mais bonito mas contra-luz =p

Diego Tavares disse...

Suponho que seja um tarado eu grave passageiros

Leia-se: um tarado QUE grave...

Anônimo disse...

vivian, não se preocupe... eu nem tirei as fotos ainda, mas tenho certeza que farei companhina à vc na minha total incapacidade de fazer algo que preste. O importante é tentar sempre. E vc realmente ficou em um lado ruin. A vista do Centro pela perimetral naum é nem um pouco bonita. Do outro lado é bem melhor.